© 2017 por CMK Construções e Reformas Ltda | Rua Ateraris, 249 – Jaguaré – São Paulo/Sp.

Elaborado por: Leonardo Kawabata

  • Instagram - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle

CONSTRUÇÕES EM LIGHT STEEL FRAME

Imagine a estrutura de uma obra. Provavelmente a imagem na sua mente é de uma obra em concreto armado.

É claro que este método construtivo tem vários benefícios, mas será que ele é o mais indicado para todas as obras?

Para alimentar essa discussão eu gostaria de falar sobre construção em steel frame, quais as principais características deste método construtivo e quando aplicá-lo.

Histórico da Construção em Steel Frame:

Durante a primeira metade do século dezenove houve um grande aumento populacional no território norte americano. Para abrigar a crescente população foi desenvolvida a construção em wood frame, que utilizava o material mais abundante no território, a madeira.

Com a evolução da indústria metalúrgica as estruturas de madeira começaram a ser substituídas por outras em aço. O final da segunda guerra mundial gerou um excedente de aço, antes empregado em equipamentos bélicos, o que impulsionou este processo consolidando a construção em steel frame.

Hoje o método é amplamente difundido. Segundo os números do United States Census Bureau em 2016, somente nos Estados Unidos foram construídas 3.000 novas residências unifamiliares e 28.000 novas unidades utilizando este método.

Custo:

E quanto custa isso tudo?

Vários estudos apontam um custo direto reduzido em comparação ao custo de métodos como alvenaria ou blocos estruturais. Ainda assim, para descomplicar a comparação, vamos supor que o custo direto seja o mesmo de uma obra de alvenaria.

Existe ainda uma grande vantagem nos custos indiretos. Se considerarmos os prazos reduzidos das obras é fácil perceber que gastos com transporte, por exemplo, são bem menores.

A  obra mais organizada também contribui com a redução de gastos. O desperdício de materiais é muito menor e a demanda de contêineres para descartar resíduos é também.

Este método tem um custo ainda mais interessante para grandes obras. Como o método é muito industrializado, quando a escala de fabricação é maior o custo por unidade caí, reduzindo o custo global da obra.

Mercado:

Porque é pouco utilizado no Brasil?

O mercado brasileiro ainda não tem uma boa adesão deste método construtivo e as principais causas para isso são culturais. As empresas e os profissionais normalmente não estão dispostos a utilizar materiais e técnicas diferentes daquelas com as quais estão habituados.

Outro fator que restringe a adoção da construção em steel frame é a baixa qualificação da mão de obra. Este problema, tão conhecido do mercado, fica ainda mais evidente, já que o método demanda conhecimentos que a maioria dos profissionais não possuem.

Além disso, dependendo da sua região de atuação, podem não haver fornecedores preparados para atender as necessidades de quem pretende trabalhar com steel frame.

Oportunidades:

A construção em steel frame tem sido muito utilizada em projetos que visam reduzir o déficit habitacional, isso porque a velocidade de execução das obras possibilita que um volume grande de residências seja entregue em pouco tempo.

Existem ainda outras oportunidades na cadeia de suprimentos, pois muitas regiões ainda não possuem fornecedores de produtos e serviços para construção em steel frame. Existe um mercado a ser explorado.

Conclusão:

Mas quando eu devo optar pelo aço?

Quando você tem fornecedores e mão de obra preparada para trabalhar com este método construtivo, existe uma outra verificação a fazer, o seu cliente está disposto a consumir uma obra em steel frame?

Se você está executando uma obra para um cliente final, talvez seja uma oportunidade para vender a ideia de uma construção mais moderna. Já se você tem uma grande obra para executar para investidores os prazos e custos podem te ajudar a convencê-los.

Talvez o ponto de atenção seja se você está fazendo um investimento, nesse caso, vale a pena adicionar no estudo de viabilidade um estudo do perfil de mercado da região. Clientes mais jovens podem ser mais propensos a adquirir um imóvel desse tipo.

Se você gostou curta o post e de qualquer forma, compartilhe conosco suas experiências e opiniões sobre este método construtivo. Obrigado!

*Fonte: Site Sienge.